Carros blindados têm produção recorde e já são quase 400 mil no Brasil

6 de fevereiro de 2025

O número de modelos blindados no Brasil não para de crescer e País é visto como referência no mercado; São Paulo é o Estado com mais blindados em circulação.

O Brasil atingiu um novo recorde de blindagens automotivas em 2024. Segundo a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), foram 34.402 veículos blindados no país ao longo do ano, marcando um crescimento pelo quarto ano consecutivo. Contudo, em 2021, o total foi pouco superior a 20 mil unidades, avançando para 25.916 em 2022 e 29.296 em 2023. O aumento mais recente representa um avanço de 17,5%. Atualmente, a frota de blindados no Brasil já se aproxima de 400 mil.

Além disso, as marcas que mais realizaram blindagens no país no último ano foram Toyota, Jeep, BMW, Volkswagen e BYD, mostrando a crescente participação dos veículos eletrificados nesse segmento. Contudo, a presença de marcas como a BYD, com foco maior em carros elétricos, reforça a tendência de ampliação da frota blindada para além dos modelos tradicionais a combustão.


São Paulo lidera entre os estados com maior número de blindados

O estado de São Paulo lidera o ranking nacional, concentrando quase 85% das blindagens realizadas em 2024, com 28.962 unidades protegidas. Na sequência aparecem Rio de Janeiro (2.669 blindagens), Ceará (992), Pernambuco (843) e Rio Grande do Sul (395). Entre os destaques, o Rio de Janeiro registrou um expressivo crescimento de 44% em relação a 2023, quando teve 1.852 veículos blindados. Exceto pelo Rio Grande do Sul, os demais estados apresentaram alta na procura pelo serviço.

Para o presidente da Abrablin, Marcelo Silva, a blindagem já faz parte da cultura de quem pode investir nessa proteção. “Independentemente do cenário de violência, quem tem condições financeiras blinda seu veículo. Quem faz a primeira blindagem dificilmente abre mão dessa segurança, estendendo a proteção a outros carros da família. Isso explica não apenas o crescimento constante da frota blindada, mas também sua descentralização, com estados do Nordeste e do Sul figurando no ranking nacional há pelo menos dois anos”, avalia.



Brasil está entre os países que mais blindam modelos ‘civis’

O avanço da tecnologia em proteção balística é outro fator que impulsiona o setor. Segundo Silva, o Brasil se tornou uma referência mundial no segmento, com produtos inovadores e processos mais acessíveis. Além disso, a certificação de qualidade e a agilidade na homologação dos materiais reforçam a segurança do consumidor. Segundo a Abralin, o mercado tem a percepção de que o Brasil é visto como um dos países que mais blinda modelos para uso civil no mundo.

Por fim, para atender à crescente demanda, a Abrablin, em parceria com o Senai, lançará em fevereiro um curso de especialização para profissionais da área. “Nosso objetivo é atrair novos talentos e fortalecer o setor, que já conta com cerca de 40 mil trabalhadores, garantindo que a blindagem brasileira continue sendo referência global”, conclui o presidente da entidade.

 

 

Fonte: O Jornal do Carro 


17 de abril de 2025
O Brasil registrou um novo recorde no setor de blindagem automotiva em 2024, com 34.402 veículos blindados, de acordo com a Associação Brasileira de Blindagem ( Abrablin ). Esse número representa um crescimento de 17,5% em relação ao ano anterior e marca o quarto ano consecutivo de aumento nas blindagens. Em 2021, foram pouco mais de 20 mil carros blindados, e em 2023, o número chegou a 29.296 unidades. Segundo Marcelo Silva, presidente da Abrablin, um dos fatores que contribuem para o crescimento do setor são os avanços na tecnologia de proteção balística, tornando a blindagem mais acessível. Além disso, a agilidade na homologação de produtos balísticos e as certificações de qualidade, como o Selo IQA, também têm aumentado a confiança dos consumidores. As marcas que mais blindaram no país em 2024 foram Toyota, Jeep, BMW, Volkswagen e BYD, indicando uma tendência de consolidação dos veículos eletrificados na frota blindada nacional. A frota total de veículos blindados no Brasil atualmente se aproxima de 400 mil unidades. O estado de São Paulo lidera o ranking de blindagens, com quase 85% das blindagens registradas em 2024, totalizando 28.962 veículos. Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Sul completam a lista dos estados com maior número de veículos blindados. Exceto o estado do Rio Grande do Sul, todos os outros registraram aumento no número de blindagens em comparação com o ano anterior.  A região Nordeste tem se destacado como um mercado em expansão para a blindagem automotiva. Em 2024, o PIB da região cresceu 3,8%, superando a média nacional, liderado pelos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Esse crescimento econômico tem impulsionado a demanda por veículos blindados em estados como Ceará e Pernambuco, que aparecem frequentemente no ranking nacional de blindagem. Crescimento da blindagem automotiva no Brasil em 2024 Denis Valentin, diretor financeiro e operacional da Concept Be Safe, prevê um crescimento de 15% a 25% no número de veículos blindados em estados do Nordeste nos próximos anos, considerando fatores como o crescimento econômico e a maior percepção de insegurança em áreas urbanas. Atualmente, a blindagem de nível III-A, que suporta disparos de armas como Magnum 44 e pistola 9mm, é a mais aplicada no Brasil. Fonte: Alpha Autos Notícias
15 de abril de 2025
Motorista precisa redobrar a atenção quanto à temperatura dentro do carro e também com vidros e portas.
10 de abril de 2025
Com o avanço da sustentabilidade dentro da indústria automotiva, cresce a busca por alternativas de segurança que respondam à modernidade e à performance dos lançamentos. 
Show More