As cidades brasileiras que lideram a demanda por carros blindados

28 de janeiro de 2025

Cidades brasileiras se destacam pela quantidade de blindagem de veículos ao longo de 2024


Conhecido por suas belezas naturais, o Brasil ainda é visto no mundo e, principalmente pelos seus próprios moradores, como um local inseguro para se morar. Devido a essa visão, muitos comércios e serviços tentam entregar um pouco mais de conforto aos seus consumidores e um deles é o automotivo. As montadoras investem pesado em formas de proteger os motoristas e uma das possibilidades são os carros blindados à venda.

Com a blindagem no auto, o entendimento é que o motorista brasileiro pode enfrentar situações de perigo nas nossas principais cidades, com um pouco mais de segurança própria.

Por conta dessa demanda, muitos condutores que costumam trabalhar na rua ou até mesmo aqueles que pretendem investir em veículos mais caros para ter conforto na dirigibilidade, tentam blindar seus carros para que tenham uma sensação de paz ao trafegar nas principais vias do país.


Alta nas vendas

Para entendermos um pouco mais deste cenário, em 2024, o Brasil registrou um recorde na venda de carros blindados em suas vias. De acordo com os dados da Abrablin (Associação Brasileira de Blindagem), 29.576 veículos foram blindados. Em 2023, a associação informou que foram 29.296 carros protegidos no país.

Esses números demonstram uma insatisfação imensa da população brasileira com a segurança pública. O entendimento é que, como o governo não passa a proteção necessária, a população precisa criar seus próprios métodos para se proteger dos perigos diários.

Vale citar, que para blindar o veículo, o condutor tem que disponibilizar pelo menos R$50.000 de investimento inicial com possibilidade de ver esses números apresentar uma alta durante o processo.


Carros elétricos

Uma nova tendência do mercado brasileiro, os carros elétricos também já entraram na lista dos veículos blindados. De acordo com a Abrablin, o setor já apresenta 40% das blindagens realizadas ao longo do ano passado. Com isso, a expectativa é que nos próximos anos, essa quantidade cresça de forma intensa e tenha uma quantidade relevante no setor.


Quais cidades lideram o ranking dos veículos blindados?

Como não poderia ser diferente, São Paulo e Rio de Janeiro, as duas maiores capitais do país e, que sofrem diariamente com a falta de segurança pública, lideram o ranking das cidades que mais blindam seus veículos. Porém, a diferença entre eles é imensa na comparação dos números da Abrablin. Enquanto a capital paulista corresponde por 24.601 veículos blindados, o município carioca está com 2.406 carros. O pódio das blindagens é fechado pelo Ceará, com 932 blindados.

O top-5 das cidades brasileiras que mais blindam seus veículos é encerrado com a dupla Pernambuco (741) e Rio Grande do Sul (367). Ou seja, o sudeste e nordeste aparecem com mais demandas.


São Paulo em alerta

Um ponto que ajuda São Paulo a ter maiores cuidados com a blindagem dos veículos fica por conta da quantidade de furtos ou roubos na cidade. Para entendermos, o governo local divulgou que os números ficaram perto dos 50.000. Ou seja, essa falta de segurança para dirigir o veículo na maior cidade do país deve aumentar cada vez mais aumentar a demanda de blindados.

 

FONTE: Folha PiauÍ

17 de abril de 2025
O Brasil registrou um novo recorde no setor de blindagem automotiva em 2024, com 34.402 veículos blindados, de acordo com a Associação Brasileira de Blindagem ( Abrablin ). Esse número representa um crescimento de 17,5% em relação ao ano anterior e marca o quarto ano consecutivo de aumento nas blindagens. Em 2021, foram pouco mais de 20 mil carros blindados, e em 2023, o número chegou a 29.296 unidades. Segundo Marcelo Silva, presidente da Abrablin, um dos fatores que contribuem para o crescimento do setor são os avanços na tecnologia de proteção balística, tornando a blindagem mais acessível. Além disso, a agilidade na homologação de produtos balísticos e as certificações de qualidade, como o Selo IQA, também têm aumentado a confiança dos consumidores. As marcas que mais blindaram no país em 2024 foram Toyota, Jeep, BMW, Volkswagen e BYD, indicando uma tendência de consolidação dos veículos eletrificados na frota blindada nacional. A frota total de veículos blindados no Brasil atualmente se aproxima de 400 mil unidades. O estado de São Paulo lidera o ranking de blindagens, com quase 85% das blindagens registradas em 2024, totalizando 28.962 veículos. Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Sul completam a lista dos estados com maior número de veículos blindados. Exceto o estado do Rio Grande do Sul, todos os outros registraram aumento no número de blindagens em comparação com o ano anterior.  A região Nordeste tem se destacado como um mercado em expansão para a blindagem automotiva. Em 2024, o PIB da região cresceu 3,8%, superando a média nacional, liderado pelos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Esse crescimento econômico tem impulsionado a demanda por veículos blindados em estados como Ceará e Pernambuco, que aparecem frequentemente no ranking nacional de blindagem. Crescimento da blindagem automotiva no Brasil em 2024 Denis Valentin, diretor financeiro e operacional da Concept Be Safe, prevê um crescimento de 15% a 25% no número de veículos blindados em estados do Nordeste nos próximos anos, considerando fatores como o crescimento econômico e a maior percepção de insegurança em áreas urbanas. Atualmente, a blindagem de nível III-A, que suporta disparos de armas como Magnum 44 e pistola 9mm, é a mais aplicada no Brasil. Fonte: Alpha Autos Notícias
15 de abril de 2025
Motorista precisa redobrar a atenção quanto à temperatura dentro do carro e também com vidros e portas.
10 de abril de 2025
Com o avanço da sustentabilidade dentro da indústria automotiva, cresce a busca por alternativas de segurança que respondam à modernidade e à performance dos lançamentos. 
Show More