Especialista orienta sobre as práticas fundamentais para garantir a eficácia e a durabilidade na hora de usar um carro blindado.
O Brasil tem a maior frota de carros blindados do mundo, com mais de 340 mil veículos registrados na base civil referente à proteção balística. Apenas em 2023, quase 30 mil automóveis passaram por processo de blindagem automobilística, um aumento de 13% em relação ao ano anterior, de acordo com dados da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin).
Os números indicam a preocupação com a segurança pessoal, que envolve não apenas adquirir um carro blindado, mas manter a proteção balística em perfeitas condições para garantir sua eficácia em caso de necessidade.
De acordo com o especialista em blindagem automotiva de alta performance Gabriel Barboza, da blindadora Allblin, os cuidados com o veículo blindado incluem manutenções preventivas com frequência pré-determinada.
“Para manter a garantia e a vida útil da blindagem, o veículo tem que passar pelas revisões periódicas que constam no manual da blindadora”, ressalta o profissional que atua também na gestão comercial e na carteira corporativa da Allblin, empresa especialista em blindagens premium.
Confira, a seguir, seis cuidados essenciais que todo proprietário de carro blindado deve adotar a fim de não comprometer a vida útil da blindagem.
1. PORTAS - Nunca feche a porta com os vidros abaixados, pois isso poderá causar sua rachadura e/ou quebra.
2. PARA-BRISA - Evite colocar GPS ou equipamentos com ventosa nos vidros. A ventosa faz pressão podendo marcar permanentemente o vidro blindado.
3. LIMPEZA - É importante remover a sujeira dos vidros e canaletas internas com pano limpo e úmido, lembrando sempre de não utilizar produtos químicos como thinner, querosene, álcool etc.
4. ACIONAMENTO DOS VIDROS - O acionamento dos vidros deve ser feito somente com o motor do carro ligado para não sobrecarregar o sistema elétrico, evitando danos ao motor da máquina das janelas.
5. ADESIVOS x VIDROS - É recomendado não aplicar nenhum tipo de material sobre os vidros de blindados e manter sempre objetos como anéis, canetas e outros que possam vir a ter contato com os vidros em seus devidos compartimentos, nunca em cima do painel, pois podem causar riscos ou marcas.
6. PORTA-MALAS - O aumento no peso da tampa traseira em decorrência da blindagem, pode afetar os amortecedores originais da tampa traseira, por isso evite o fechamento brusco, pois ele pode ocasionar a quebra do vidro.
Além dessas dicas essenciais, é importante também que os proprietários de blindados evitem deixar os veículos no sol, não exponham os automóveis a choques de temperatura e realizem revisões periódicas, seguindo as indicações de suas blindadoras de confiança.
As manutenções de veículos blindados envolvem: funilaria especializada e pintura; substituição de vidros laminados; aumento de potência de máquinas de vidros; troca de amortecedores de portas e porta-malas; tratamento contra infiltrações; instalação de insulfilm próprio para blindados; recuperação e pintura de rodas de liga e manutenção de travas elétricas.
FONTE: Mobilidade Terra.com


