Eles eram clientes insatisfeitos, mudaram o jogo e criaram um império de R$ 600 milhões

7 de março de 2025

O Brasil é o maior mercado global de blindagem de carros, e essa empresa de Barueri rapidamente se tornou uma das maiores do setor

No Brasil, quem busca blindar um carro muitas vezes enfrenta um mercado informal, onde pequenas oficinas familiares dominam o setor. São estruturas modestas, sem processos industriais ou certificações , no qual prazos são incertos e a qualidade depende da experiência do profissional da vez.


A única certeza costuma ser a insatisfação. Foi esse sentimento que motivou Alessandro Ericsson e e Lincoln Reis a pensar em uma empresa que pudesse profissionalizar a indústria. “Nosso primeiro contato com o setor foi como consumidores”, diz Ericsson.


A ideia surgiu de forma inesperada. Ericsson e Reis não tinham experiência no setor automotivo — na verdade, vinham de um mercado totalmente diferente: o de tecnologia. Em 1996, Lincoln fundou a empresa de TI Nava, e ambos passaram quase duas décadas atuando nesse setor.


Foi só em 2015 que decidiram investir em blindagem, inicialmente como sócios de um novo projeto liderado por um ex-executivo do segmento. A parceria não durou nem seis meses, e os dois tiveram que assumir a operação da empresa. "Saímos de investidores para executivos da noite para o dia", conta Ericsson.


A Carbon Blindados nasceu oficialmente ali. Hoje, a empresa de Barueri, em São Paulo, é a maior blindadora de veículos civis do mundo. São mais de 1.400 funcionários, três fábricas e uma produção que supera a soma de seus principais concorrentes.


Agora, a empresa projeta faturar mais de R$ 600 milhões em 2025, após crescer 40% no último ano e atingir R$ 470 milhões. O Brasil, maior mercado global de blindagem, blindou 32 mil veículos em 2024, dez vezes mais que o México, segundo colocado.


Esse crescimento é impulsionado pela sensação de insegurança, e dados indicam que houve uma alta de roubos e furtos de veículos. Em 2024, o número de roubos cresceu 26,6% no país, enquanto os furtos aumentaram 23,3%, com São Paulo e Rio de Janeiro concentrando a maioria dos casos.


Blindagem sem improviso

Ao contrário do que acontece na maioria das blindadoras, onde cada carro é desmontado e reforçado sem um padrão técnico definido, a Carbon opera como uma linha de montagem.


“Nosso time de engenharia trabalha com as montadoras. Temos certificações de Volvo, Toyota, Jaguar, Land Rover e outras marcas para garantir que a blindagem não comprometa a segurança original do carro”, explica Reis, sócio-fundador da Carbon.


Esse é um ponto crítico. Muitos veículos blindados perdem sistemas como airbags laterais ou têm a estrutura enfraquecida porque o processo não segue normas rígidas. “As pessoas buscam proteção contra tiros, mas esquecem que acidentes de trânsito matam muito mais. Nosso compromisso é garantir segurança balística sem comprometer a segurança automotiva”, diz Ericsson.


A padronização também trouxe eficiência. Enquanto a concorrência leva de 45 a 60 dias para blindar um carro, a Carbon afirma entregar em até 22 dias úteis. O tempo de fabricação de vidros blindados, que no setor varia entre 45 e 60 dias, cai para apenas 10 na empresa.


"Nosso processo é estruturado para funcionar como uma indústria, e não como uma oficina mecânica", explica o executivo.


Crescimento sem freio

A empresa planeja investir R$ 50 milhões entre 2025 e 2026 para expandir a produção e seguir verticalizando suas operações. Já possui duas fábricas de vidro blindado e está inaugurando uma planta para fabricar mantas balísticas, um tipo de insumo essencial para a blindagem.


A Carbon também vê espaço para expansão no mercado de seminovos. “Existe um mito de que só se blinda carro zero, mas isso não é verdade. Muitas pessoas compram veículos usados e blindam depois, o que hoje representa uma fatia crescente do mercado”, afirma Reis.


Com presença internacional, exportando veículos blindados para Europa, Oriente Médio, África e América Latina, a Carbon quer consolidar seu modelo de produção e ampliar sua participação no mercado.


“O setor de blindagem sempre foi artesanal, com prazos incertos e pouca inovação. Estamos mudando isso. Blindar um carro não pode ser um processo sem controle.

Segurança precisa ser levada a sério”, diz o CEO.



Fonte: Exame.


17 de abril de 2025
O Brasil registrou um novo recorde no setor de blindagem automotiva em 2024, com 34.402 veículos blindados, de acordo com a Associação Brasileira de Blindagem ( Abrablin ). Esse número representa um crescimento de 17,5% em relação ao ano anterior e marca o quarto ano consecutivo de aumento nas blindagens. Em 2021, foram pouco mais de 20 mil carros blindados, e em 2023, o número chegou a 29.296 unidades. Segundo Marcelo Silva, presidente da Abrablin, um dos fatores que contribuem para o crescimento do setor são os avanços na tecnologia de proteção balística, tornando a blindagem mais acessível. Além disso, a agilidade na homologação de produtos balísticos e as certificações de qualidade, como o Selo IQA, também têm aumentado a confiança dos consumidores. As marcas que mais blindaram no país em 2024 foram Toyota, Jeep, BMW, Volkswagen e BYD, indicando uma tendência de consolidação dos veículos eletrificados na frota blindada nacional. A frota total de veículos blindados no Brasil atualmente se aproxima de 400 mil unidades. O estado de São Paulo lidera o ranking de blindagens, com quase 85% das blindagens registradas em 2024, totalizando 28.962 veículos. Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Sul completam a lista dos estados com maior número de veículos blindados. Exceto o estado do Rio Grande do Sul, todos os outros registraram aumento no número de blindagens em comparação com o ano anterior.  A região Nordeste tem se destacado como um mercado em expansão para a blindagem automotiva. Em 2024, o PIB da região cresceu 3,8%, superando a média nacional, liderado pelos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Esse crescimento econômico tem impulsionado a demanda por veículos blindados em estados como Ceará e Pernambuco, que aparecem frequentemente no ranking nacional de blindagem. Crescimento da blindagem automotiva no Brasil em 2024 Denis Valentin, diretor financeiro e operacional da Concept Be Safe, prevê um crescimento de 15% a 25% no número de veículos blindados em estados do Nordeste nos próximos anos, considerando fatores como o crescimento econômico e a maior percepção de insegurança em áreas urbanas. Atualmente, a blindagem de nível III-A, que suporta disparos de armas como Magnum 44 e pistola 9mm, é a mais aplicada no Brasil. Fonte: Alpha Autos Notícias
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