Empresa instala 8 carregadores rápidos para carros elétricos em SP, mas cobra pela energia

24 de agosto de 2023

Estação tem conectores de até 120 kWh – e duas de 22 kWh – fica na Rodovia Anhanguera


Os investimentos em infraestrutura de carregamento para carros elétricos continuam se multiplicando no Brasil. Desta vez, quem inaugurou um hub de carregadores rápidos em uma das estradas mais movimentadas do Brasil foi a Go Electric, uma companhia que atua nos segmentos de energia solar fotovoltaica e térmica que desde 2019 oferece soluções completas para carregamento de veículos híbridos e elétricos.

O eletroposto fica na Rodovia Anhanguera (SP 330) no km 237, no município de Santa Rita do Passa Quatro, sentido Ribeirão Preto-São Paulo.

"Entendemos que um dos pontos que está pendente para usuários de carro elétricos é a possibilidade de seguir viagem em longos percursos. Estar em uma região central, na Rodovia Anhanguera e pontos como Ribeirão Preto, Campinas e São Paulo vai viabilizar a locomoção e utilizem os veículos elétricos nas estrada. Muitos hoje têm o elétrico em casa, mas preferem o carro a combustão para viajar. O objetivo deste eletroposto é atender a demanda", explica Danilo Guastapaglia, CEO da GoElectric.

No local, há cinco terminais com espaço para dois veículos, somando dez carregadores: oito rápidos de até 120 kWh (seis com conectores padrão europeu, um com padrão chinês e o último com padrão japonês), além de duas estações de 22 kWh com conectores Tipo 2 para carros híbridos – e elétricos também. Ao todo, o cluster pode gerar até 524 kWh de energia. O aporte total é de cerca de R$ 2 milhões.


Mas, ao contrário, da maioria dos carregadores atualmente disponíveis no Brasil, o hub da Go Electric é pago e custa R$ 2,10/kWh. Ou seja, para encher os 26,8 kWh da bateria (de 0% a 100%, por exemplo) de um Renault Kwid elétrico, o usuário gastaria pouco mais de R$ 56. Vale lembrar que o subcompacto tem autonomia de 185 km, segundo o Inmetro. Todo a interação com a estação é feita por aplicativo – inclusive o pagamento.

"Com o tempo, dado o ritmo acelerado de crescimento, as unidades de recargas gratuitas não darão conta da demanda, nem mesmo se manterão economicamente", afirma Guastapaglia.

Outro exemplo é o recém-lançado BYD Dolphin, com bateria de 44,9 kWh. Em um cálculo direto, o proprietário gastaria cerca de R$ 94 para encher totalmente a bateria (caso ela estivesse zerada). Vale lembrar que o hatch elétrico chinês pode rodar 291 km (Inmetro).

Parte da energia consumida no eletroposto virá por meio de placas de energia solar fotovoltaica. Dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) estimam que há cerca de 3.500 eletropostos instalados no Brasil.


FONTE: AUTO ESPORTE


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O Brasil registrou um novo recorde no setor de blindagem automotiva em 2024, com 34.402 veículos blindados, de acordo com a Associação Brasileira de Blindagem ( Abrablin ). Esse número representa um crescimento de 17,5% em relação ao ano anterior e marca o quarto ano consecutivo de aumento nas blindagens. Em 2021, foram pouco mais de 20 mil carros blindados, e em 2023, o número chegou a 29.296 unidades. Segundo Marcelo Silva, presidente da Abrablin, um dos fatores que contribuem para o crescimento do setor são os avanços na tecnologia de proteção balística, tornando a blindagem mais acessível. Além disso, a agilidade na homologação de produtos balísticos e as certificações de qualidade, como o Selo IQA, também têm aumentado a confiança dos consumidores. As marcas que mais blindaram no país em 2024 foram Toyota, Jeep, BMW, Volkswagen e BYD, indicando uma tendência de consolidação dos veículos eletrificados na frota blindada nacional. A frota total de veículos blindados no Brasil atualmente se aproxima de 400 mil unidades. O estado de São Paulo lidera o ranking de blindagens, com quase 85% das blindagens registradas em 2024, totalizando 28.962 veículos. Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Sul completam a lista dos estados com maior número de veículos blindados. Exceto o estado do Rio Grande do Sul, todos os outros registraram aumento no número de blindagens em comparação com o ano anterior.  A região Nordeste tem se destacado como um mercado em expansão para a blindagem automotiva. Em 2024, o PIB da região cresceu 3,8%, superando a média nacional, liderado pelos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Esse crescimento econômico tem impulsionado a demanda por veículos blindados em estados como Ceará e Pernambuco, que aparecem frequentemente no ranking nacional de blindagem. Crescimento da blindagem automotiva no Brasil em 2024 Denis Valentin, diretor financeiro e operacional da Concept Be Safe, prevê um crescimento de 15% a 25% no número de veículos blindados em estados do Nordeste nos próximos anos, considerando fatores como o crescimento econômico e a maior percepção de insegurança em áreas urbanas. Atualmente, a blindagem de nível III-A, que suporta disparos de armas como Magnum 44 e pistola 9mm, é a mais aplicada no Brasil. Fonte: Alpha Autos Notícias
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