Entenda a diferença entre blindagem nível 3 (nível III) e blindagem nível 3A (nível III-A)

29 de junho de 2023

Níveis de Blindagem


O nível de Blindagem mais comercializado para veículos de uso civil e autorizado pelo Exército Brasileiro, é aquele designado como Blindagem nível 3A (ou blindagem nível III-A), que suporta projéteis de arma de fogo do tipo Magnum .44.

No entanto, muitos que se referem ao tipo de Blindagem nível 3A, acabam abreviando a sua descrição para Blindagem nível 3 (ou Blindagem nível III), o que pode gerar bastante confusão, pois existe uma enorme diferença entre uma Blindagem nível 3A e uma Blindagem nível 3.

Como mencionado, a Blindagem nível 3A suporta projéteis de uma arma de fogo do tipo Magnum .44, já a Blindagem nível 3 suporta projéteis de fuzis do tipo M16, AR15, AK47 e FAL 7.62. Ou seja, são níveis de Blindagens bem distintos.

Para a aplicação de ambos os níveis de Blindagem, é necessária a autorização prévia do Exército Brasileiro. No entanto, não é qualquer veículo que suporte e absorva o peso agregado pela Blindagem nível 3.

Os tipos de veículos mais adequados para receber uma Blindagem nível 3 (Blindagem nível III) são aqueles com motorização mais potente e de carroceria do tipo Pick-up, que possuem uma das menores áreas de habitáculo. Quanto menor a área a ser protegida, menor a quantidade de material aplicado.

Basicamente podemos afirmar que uma Blindagem nível 3A (Blindagem nível III-A) possui vidros com espessuras que podem variar de 17mm a 21mm, conforme a tecnologia empregada em sua fabricação e que, uma Blindagem do nível 3 (Blindagem nível III) recebe vidros com cerca de 42mm de espessura.

Outro ponto que também chama bastante a atenção, é em relação à Blindagem opaca. No nível III-A normalmente são utilizadas mantas de fibra de aramida caracterizadas pela quantidade de camadas em determinadas áreas, conjugadas com aço em partes estratégicas para o travamento de bordas de aramida e como elemento de sobreposição – overlaps. Já a Blindagem nível 3, recebe somente aço especial com espessura de cerca de 6mm.

A manta de fibra de aramida é bem mais leve que o aço e desta forma interfere significativamente no peso agregado ao veículo. Em resumo, os pesos agregados pelos níveis de Blindagem 3A e 3, são bastante distintos e devem ser avaliados no momento da decisão pelo nível de Blindagem almejado.

Poucas empresas no mercado detém a expertise para o desenvolvimento e instalação de um projeto de Blindagem nível 3.

Quando estiver procurando por um serviço de Blindagem automotiva, esteja atento ao nível de proteção mais adequado à sua necessidade e como sempre reforçamos, visite as empresas de blindagem para dirimir dúvidas antes de confiar seu veículo ao início do processo.


Fonte: Portal Blindados

17 de abril de 2025
O Brasil registrou um novo recorde no setor de blindagem automotiva em 2024, com 34.402 veículos blindados, de acordo com a Associação Brasileira de Blindagem ( Abrablin ). Esse número representa um crescimento de 17,5% em relação ao ano anterior e marca o quarto ano consecutivo de aumento nas blindagens. Em 2021, foram pouco mais de 20 mil carros blindados, e em 2023, o número chegou a 29.296 unidades. Segundo Marcelo Silva, presidente da Abrablin, um dos fatores que contribuem para o crescimento do setor são os avanços na tecnologia de proteção balística, tornando a blindagem mais acessível. Além disso, a agilidade na homologação de produtos balísticos e as certificações de qualidade, como o Selo IQA, também têm aumentado a confiança dos consumidores. As marcas que mais blindaram no país em 2024 foram Toyota, Jeep, BMW, Volkswagen e BYD, indicando uma tendência de consolidação dos veículos eletrificados na frota blindada nacional. A frota total de veículos blindados no Brasil atualmente se aproxima de 400 mil unidades. O estado de São Paulo lidera o ranking de blindagens, com quase 85% das blindagens registradas em 2024, totalizando 28.962 veículos. Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Sul completam a lista dos estados com maior número de veículos blindados. Exceto o estado do Rio Grande do Sul, todos os outros registraram aumento no número de blindagens em comparação com o ano anterior.  A região Nordeste tem se destacado como um mercado em expansão para a blindagem automotiva. Em 2024, o PIB da região cresceu 3,8%, superando a média nacional, liderado pelos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Esse crescimento econômico tem impulsionado a demanda por veículos blindados em estados como Ceará e Pernambuco, que aparecem frequentemente no ranking nacional de blindagem. Crescimento da blindagem automotiva no Brasil em 2024 Denis Valentin, diretor financeiro e operacional da Concept Be Safe, prevê um crescimento de 15% a 25% no número de veículos blindados em estados do Nordeste nos próximos anos, considerando fatores como o crescimento econômico e a maior percepção de insegurança em áreas urbanas. Atualmente, a blindagem de nível III-A, que suporta disparos de armas como Magnum 44 e pistola 9mm, é a mais aplicada no Brasil. Fonte: Alpha Autos Notícias
15 de abril de 2025
Motorista precisa redobrar a atenção quanto à temperatura dentro do carro e também com vidros e portas.
10 de abril de 2025
Com o avanço da sustentabilidade dentro da indústria automotiva, cresce a busca por alternativas de segurança que respondam à modernidade e à performance dos lançamentos. 
Show More