Entenda a diferença entre vidro temperado, laminado e blindado

21 de setembro de 2023

Material usado na indústria automotiva não é o mesmo de janelas residenciais

Talvez você não saiba, mas os vidros não são todos iguais. O material dos para-brisas dos carros é diferente do usado em janelas de casas, copos e outros utensílios domésticos. Isso acontece para redobrar a segurança de motoristas e passageiros. 


“Os vidros temperados são bem mais resistentes que os comuns e têm como principal vantagem o fato de não produzirem estilhaços pontiagudos quando quebram”, diz Luciana Félix, especialista em mecânica de automóveis e proprietária da Na Oficina, localizada em Belo Horizonte (MG). 

“Esse tipo, contudo, não é mais utilizado nos para-brisas dos veículos. Apesar de resistente, prejudica a visibilidade, pois, quando se quebra, forma diversos pedaços e perde sua transparência.” 


Atualmente, o vidro temperado é usado somente nas janelas laterais e na traseira de alguns modelos. Os carros produzidos no País utilizam, obrigatoriamente, desde 1990, vidros laminados no para-brisa. 


“A grande vantagem dos laminados é que, além de serem tão resistentes quanto os temperados, eles ainda permitem boa visibilidade quando quebram”, afirma Luciana. 

Isso se deve ao fato de o laminado, na verdade, ser composto por um “sanduíche” com duas (ou mais) camadas de vidro e uma lâmina plástica no meio que retém os fragmentos em caso de rompimento, impedindo que os estilhaços se espalhem, causando ferimentos. 

“Além disso, o vidro laminado também pode ser retirado com mais segurança após uma colisão, já que ele não se divide em partes”, explica a especialista.


Já os vidros blindados são utilizados em veículos que precisam de proteção contra disparos de armas de fogo. Eles seguem a receita dos laminados, mas possuem diversas camadas de vidro e de películas plásticas. O nível de resistência aumentará conforme a espessura desse “sanduíche”. 


Cuidado com o vidro blindado


“Existe uma regulamentação para as blindagens e é o Exército brasileiro que certifica as fabricantes dos vidros blindados”, alerta Luciana. “Então, é importante escolher uma empresa séria na hora de blindar o veículo, a fim de garantir que essas regras sejam respeitadas.”

Um problema comum em vidros blindados que não seguem as especificações é a ocorrência da chamada “delaminação”, quando as camadas do vidro se soltam, provocando o surgimento de manchas características e – o mais perigoso – o comprometimento da proteção oferecida. 



FONTE: MOBILIDADE ESTADÃO



22 de abril de 2025
O mercado de blindagem automotiva no Brasil vive um de seus melhores momentos, com crescimento contínuo e recorde de produção. A alta na procura, no entanto, começa a gerar pressão sobre a cadeia produtiva, especialmente na oferta de vidros blindados — item essencial e sensível no processo de blindagem. Com isso, a demanda crescente tem exigido das empresas mais planejamento e expansão da capacidade industrial, sem comprometer a qualidade do serviço. Está faltando vidro? Segundo o presidente da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), Marcelo Silva, a indústria está reagindo com soluções estruturais para aumentar o fornecimento dos insumos. "É um material técnico, com riscos de trincas e quebras na manipulação e transporte. Por isso, vemos empresas apostando na verticalização, criando suas próprias fábricas de vidros e mantas balísticas para garantir o ritmo da produção", afirma. Em 2024, o setor alcançou o recorde de 34 mil veículos blindados produzidos, e já movimenta uma frota circulante de cerca de 400 mil veículos seminovos blindados. A cadeia produtiva emprega hoje aproximadamente 120 mil pessoas, somando empregos diretos e indiretos. Para atender à demanda crescente, algumas empresas do setor têm operado até em três turnos, ajustando sua capacidade de produção conforme o ritmo do mercado. "Como o serviço é feito sob encomenda, o consumidor que decide trocar de carro também encomenda a blindagem. Em períodos de maior procura, os prazos — que normalmente giram em torno de 25 dias corridos — tendem a se alongar um pouco mais", explica Silva. Apesar da ideia comum de que blindagem está ligada à violência urbana, os dados mostram um novo perfil de consumidor. Mesmo com a queda nos índices de criminalidade, especialmente em São Paulo (que concentra 85% do mercado) a procura continua em alta. "Hoje, a blindagem é associada também à confiança, conforto e valorização do veículo", pondera o executivo. Silva acrescenta que, no entanto, o segmento de blindados é um setor volátil, sujeito a fatores externos como políticas econômicas internacionais. FONTE : UOL IMAGEM : Jales Valquer /Fotoarena/Folhapress
17 de abril de 2025
O Brasil registrou um novo recorde no setor de blindagem automotiva em 2024, com 34.402 veículos blindados, de acordo com a Associação Brasileira de Blindagem ( Abrablin ). Esse número representa um crescimento de 17,5% em relação ao ano anterior e marca o quarto ano consecutivo de aumento nas blindagens. Em 2021, foram pouco mais de 20 mil carros blindados, e em 2023, o número chegou a 29.296 unidades. Segundo Marcelo Silva, presidente da Abrablin, um dos fatores que contribuem para o crescimento do setor são os avanços na tecnologia de proteção balística, tornando a blindagem mais acessível. Além disso, a agilidade na homologação de produtos balísticos e as certificações de qualidade, como o Selo IQA, também têm aumentado a confiança dos consumidores. As marcas que mais blindaram no país em 2024 foram Toyota, Jeep, BMW, Volkswagen e BYD, indicando uma tendência de consolidação dos veículos eletrificados na frota blindada nacional. A frota total de veículos blindados no Brasil atualmente se aproxima de 400 mil unidades. O estado de São Paulo lidera o ranking de blindagens, com quase 85% das blindagens registradas em 2024, totalizando 28.962 veículos. Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Sul completam a lista dos estados com maior número de veículos blindados. Exceto o estado do Rio Grande do Sul, todos os outros registraram aumento no número de blindagens em comparação com o ano anterior.  A região Nordeste tem se destacado como um mercado em expansão para a blindagem automotiva. Em 2024, o PIB da região cresceu 3,8%, superando a média nacional, liderado pelos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Esse crescimento econômico tem impulsionado a demanda por veículos blindados em estados como Ceará e Pernambuco, que aparecem frequentemente no ranking nacional de blindagem. Crescimento da blindagem automotiva no Brasil em 2024 Denis Valentin, diretor financeiro e operacional da Concept Be Safe, prevê um crescimento de 15% a 25% no número de veículos blindados em estados do Nordeste nos próximos anos, considerando fatores como o crescimento econômico e a maior percepção de insegurança em áreas urbanas. Atualmente, a blindagem de nível III-A, que suporta disparos de armas como Magnum 44 e pistola 9mm, é a mais aplicada no Brasil. Fonte: Alpha Autos Notícias
15 de abril de 2025
Motorista precisa redobrar a atenção quanto à temperatura dentro do carro e também com vidros e portas.
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