Luz vermelha no painel do carro: o que significa cada uma?

25 de julho de 2023

Luzes vermelhas no painel do carro

Luz vermelha acesa no painel do carro é um sinal claro de alerta. As luzes, sejam elas vermelha, amarela, laranja, verde ou outra cor, acendem como uma forma de mostrar se algo vai bem ou mal no carro.

Quando a luz vermelha, por exemplo, permanece acesa depois de dar a partida ou aparece durante o trajeto é motivo de preocupação.

"Normalmente a luz vermelha é sinal de problemas mais graves, como, por exemplo, na luz da bateria elétrica, onde mostra que a bateria está ruim. O aparecimento desta luz também pode ser indicativo de algo mais simples, como você ter esquecido o freio de mão puxado e ter tentado andar com o carro, ou ter saído sem colocar o cinto de segurança", explica Guilherme Medeiros, doutor e professor de engenharia mecânica da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco)


A ação de acender a luz vermelha também pode indicar problemas no sistema de airbag, temperatura do motor, pressão do óleo, falta de combustível, ABS etc. .


Independentemente da razão do aparecimento da luz vermelha, a indicação é a mesma: procure um lugar seguro, pare o automóvel e descubra o que está acontecendo. Dependendo da situação, chame o guincho e peça que ele te leve a uma oficina de confiança.

Se aparecer uma luz vermelha e o motorista não fizer nada, ele pode se envolver em um acidente ou até causar uma pane total no carro.

Há diferenças na luz vermelha entre carros diferentes?

Quando falamos de diferentes montadoras, as indicações de luzes vermelhas não mudam muito. No geral são símbolos ou desenhos que mostram exatamente o que está errado, como por exemplo quando aparece uma luz vermelha de cinto, mostra que o passageiro ou motorista está sem o item de segurança.

Você só vai sentir diferença em relação à quantidade de símbolos de luz vermelha dependendo do valor do seu carro. Quanto mais sofisticado e caro for automóvel, maior será a quantidade de luzes vermelhas que vão aparecer no painel.

Luz vermelha no painel do carro: o que significa cada uma:


Bateria

Além de mostrar um possível problema na bateria, essa luz pode indicar a necessidade de ajuste no alternador ou na correia.

Freio de mão

Acende quando o freio não é totalmente abaixado.


Cinto de segurança

Dependendo do tipo do carro, vai aparecer uma luz indicando que motorista e passageiro estão sem cinto.


Porta

Quando as portas estão abertas, dependendo do modelo do carro, a luz vermelha vai sinalizar.


Airbag

Essa luz mostra a detecção de um problema no funcionamento das bolsas infláveis.

Motor


Motor

Quando essa luz aparece significa que o líquido da refrigeração do radiador vai ferver.


Óleo

Luz vermelha - óleo

Quando a pressão do óleo sobe, a luz aparece para mostrar que você pode ter um problema de lubrificação.

"Quando acende a luz referente a pressão do óleo é necessário parar o carro e tomar uma atitude. A falta de lubrificação, indicada por essa luz, pode ocasionar um travamento do motor. Pode até ser que a luz acendeu porque está com mal contato. De toda maneira, é melhor conferir e ajustar o que for preciso", diz Robson Costa, engenheiro mecatrônico e professor da Estácio


Pisca alerta

Serve para mostrar que o carro precisou parar de forma emergente.


Combustível

Luz vermelha - combustível

Quando o nível da gasolina ou álcool está no limite, aparece a luz vermelha.


ABS

Luz vermelha - ABS

Quando essa luz acende pode significar que existe um problema nos freios. Nesta situação o carro não vai frear corretamente, podendo até travar as rodas.


Cuidados

Para evitar o aparecimento da luz vermelha no carro, mantenha a revisão em dia. Troque o óleo de acordo com as indicações do fabricante, mantenha o nível adequado de água no radiador, fique atento à saúde da bateria do automóvel, verifique se não existem vazamentos, e além de ver se os pneus estão bons, mantenha eles sempre calibrados para evitar consumo excessivo de combustível.



Fonte: Uol Carros


17 de abril de 2025
O Brasil registrou um novo recorde no setor de blindagem automotiva em 2024, com 34.402 veículos blindados, de acordo com a Associação Brasileira de Blindagem ( Abrablin ). Esse número representa um crescimento de 17,5% em relação ao ano anterior e marca o quarto ano consecutivo de aumento nas blindagens. Em 2021, foram pouco mais de 20 mil carros blindados, e em 2023, o número chegou a 29.296 unidades. Segundo Marcelo Silva, presidente da Abrablin, um dos fatores que contribuem para o crescimento do setor são os avanços na tecnologia de proteção balística, tornando a blindagem mais acessível. Além disso, a agilidade na homologação de produtos balísticos e as certificações de qualidade, como o Selo IQA, também têm aumentado a confiança dos consumidores. As marcas que mais blindaram no país em 2024 foram Toyota, Jeep, BMW, Volkswagen e BYD, indicando uma tendência de consolidação dos veículos eletrificados na frota blindada nacional. A frota total de veículos blindados no Brasil atualmente se aproxima de 400 mil unidades. O estado de São Paulo lidera o ranking de blindagens, com quase 85% das blindagens registradas em 2024, totalizando 28.962 veículos. Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Sul completam a lista dos estados com maior número de veículos blindados. Exceto o estado do Rio Grande do Sul, todos os outros registraram aumento no número de blindagens em comparação com o ano anterior.  A região Nordeste tem se destacado como um mercado em expansão para a blindagem automotiva. Em 2024, o PIB da região cresceu 3,8%, superando a média nacional, liderado pelos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Esse crescimento econômico tem impulsionado a demanda por veículos blindados em estados como Ceará e Pernambuco, que aparecem frequentemente no ranking nacional de blindagem. Crescimento da blindagem automotiva no Brasil em 2024 Denis Valentin, diretor financeiro e operacional da Concept Be Safe, prevê um crescimento de 15% a 25% no número de veículos blindados em estados do Nordeste nos próximos anos, considerando fatores como o crescimento econômico e a maior percepção de insegurança em áreas urbanas. Atualmente, a blindagem de nível III-A, que suporta disparos de armas como Magnum 44 e pistola 9mm, é a mais aplicada no Brasil. Fonte: Alpha Autos Notícias
15 de abril de 2025
Motorista precisa redobrar a atenção quanto à temperatura dentro do carro e também com vidros e portas.
10 de abril de 2025
Com o avanço da sustentabilidade dentro da indústria automotiva, cresce a busca por alternativas de segurança que respondam à modernidade e à performance dos lançamentos. 
Show More