Estados do Sudeste representam 96% do mercado de carros blindados, que atingiu marca de 3,4 mil unidades em 2022
O mercado de carros blindados está em alta no Brasil. Em 2022, 3.400 automóveis receberam prepração para suportar impactos de tiros demais tipos de ataques.
O principal mercado de blindagem do país está em São Paulo. O estado corresponde a 80% dos pedidos, sendo seguido por Rio de Janeiro (10%), Minas Gerais (6%), Pará (1%) e Paraná (1%). Os demais estados e Distrito Federal dividem os 2% restantes.
De acordo com a empresa, o grande número de pedidos no estado paulista não significa que a região é a mais violenta. Mas pelo volume proporcional de liceamentos do estado, que é maior que em outras praças. Segundo a Anfavea, em 2022 foram quase 500 mil carros carros de passeio e comerciais leves licenciados em São Paulo, que correspondeu a quase 25% do mercado.
“Esse número relevante ocorre por causa de algumas circunstâncias. Entre elas, alguns clientes possuem endereço corporativo no Estado, apesar de morar em outros locais. Além disso, é na Região Sudeste onde são emplacados mensalmente a maioria dos veículos, sendo natural que os proprietários busquem nessa localidade por serviços especializados, como a blindagem”, explica, o CEO da Carbon Blindados, Segundo Alessandro Ericsson. Segundo a Carbon, o mercado de blindagem tende a crescer ainda mais. A meta da empresa é chegar a 6 mil unidades em 2024.
Carros mais blindados do Brasil Segundo a empresa, os modelos mais populares para blindagem são:
- BMW Série 3
- BMW X1
- Jeep Commander
- Jeep Compass
- Toyota Corolla
- Toyota Corolla Cross
- Volkswagen Taos
- Volvo XC60
- Volvo XC90
FONTE: AUPO PAPO UOL
