Carros blindados usados: confira as vantagens
Quem mora nas grandes cidades, principalmente nas capitais, acaba perdendo o sono com os altos índices de violência, não é mesmo? Diante disso, você já pensou que comprar carros blindados usados pode ser uma boa saída para ter mais segurança com menos investimentos?
Afinal, os veículos protegidos seminovos são uma boa alternativa para motoristas que querem a armadura reforçada sem gastar valores muito altos. Mas o que é melhor: carros blindados usados ou zero quilômetro? Ou será mais vantajoso mandar blindar? Bom, isso vai depender do seu orçamento e da sua rotina! Quer saber mais? Então venha com a gente!
Por que investir em automóveis à prova de armas de fogo?
Os carros blindados, usados ou novos, são uma tranquilidade para os profissionais e cidadãos que precisam enfrentar os trânsitos caóticos dos centros urbanos. Afinal, a blindagem de veículos traz proteção contra acidentes, assaltos e arrombamentos. Ou seja, você ganha um carro seguro em vários sentidos. Veja os principais benefícios:
Barreira segura contra disparos por armas de fogo;
Redução do barulho externo com os vidros mais grossos e resistentes;
Amenização do impacto em caso de colisões e batidas;
Mais sossego durante o transporte diário..
Os carros blindados usados custam menos que os similares seminovos sem proteção. Afora isso, a depreciação do valor dos automóveis blindados pode chegar a 50%. Por essa razão, adquirir um utilitário com o sistema balístico já instalado é bem mais econômico do que custear a implementação do procedimento.
Afinal, para se ter uma ideia, cerca de R$ 40 mil são necessários para mandar blindar, em média. Contudo, esse valor pode aumentar ou reduzir conforme o modelo do veículo e o tipo da blindagem selecionada.
Desse modo, você leva para casa um automóvel protegido, que vai lhe dar mais segurança em certas situações, mas não precisará fazer esse investimento. Na maior parte dos casos, os blindados seminovos contam com a barreira balística de nível III-A, capaz de suportar tiros de pistola de calibre 9 mm ou mesmo os disparos de um revólver .44 Magnum.

O Brasil registrou um novo recorde no setor de blindagem automotiva em 2024, com 34.402 veículos blindados, de acordo com a Associação Brasileira de Blindagem ( Abrablin ). Esse número representa um crescimento de 17,5% em relação ao ano anterior e marca o quarto ano consecutivo de aumento nas blindagens. Em 2021, foram pouco mais de 20 mil carros blindados, e em 2023, o número chegou a 29.296 unidades. Segundo Marcelo Silva, presidente da Abrablin, um dos fatores que contribuem para o crescimento do setor são os avanços na tecnologia de proteção balística, tornando a blindagem mais acessível. Além disso, a agilidade na homologação de produtos balísticos e as certificações de qualidade, como o Selo IQA, também têm aumentado a confiança dos consumidores. As marcas que mais blindaram no país em 2024 foram Toyota, Jeep, BMW, Volkswagen e BYD, indicando uma tendência de consolidação dos veículos eletrificados na frota blindada nacional. A frota total de veículos blindados no Brasil atualmente se aproxima de 400 mil unidades. O estado de São Paulo lidera o ranking de blindagens, com quase 85% das blindagens registradas em 2024, totalizando 28.962 veículos. Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Sul completam a lista dos estados com maior número de veículos blindados. Exceto o estado do Rio Grande do Sul, todos os outros registraram aumento no número de blindagens em comparação com o ano anterior. A região Nordeste tem se destacado como um mercado em expansão para a blindagem automotiva. Em 2024, o PIB da região cresceu 3,8%, superando a média nacional, liderado pelos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Esse crescimento econômico tem impulsionado a demanda por veículos blindados em estados como Ceará e Pernambuco, que aparecem frequentemente no ranking nacional de blindagem. Crescimento da blindagem automotiva no Brasil em 2024 Denis Valentin, diretor financeiro e operacional da Concept Be Safe, prevê um crescimento de 15% a 25% no número de veículos blindados em estados do Nordeste nos próximos anos, considerando fatores como o crescimento econômico e a maior percepção de insegurança em áreas urbanas. Atualmente, a blindagem de nível III-A, que suporta disparos de armas como Magnum 44 e pistola 9mm, é a mais aplicada no Brasil. Fonte: Alpha Autos Notícias