5 curiosidades sobre a blindagem de veículos

13 de fevereiro de 2025

Conheça mais detalhes sobre a blindagem de veículos no Brasil e entenda como funciona esse reforço da estrutura do seu carro.

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre como funciona a blindagem de um veículo, no Brasil, realmente existem algumas curiosidades que podem ser interessantes sobre os veículos protegidos.

Ter um veículo com blindagem não significa que você poderá se salvar de todos os crimes, mas estará bem mais seguro. Além disso, estar protegido no caso de balas perdidas é mais uma vantagem.

É preciso acabar com as suas dúvidas sobre a blindagem veicular, confira abaixo cinco curiosidades sobre a blindagem de carros no Brasil:


Não são todos os carros que suportam utilizar qualquer blindagem

Existem níveis de blindagem e cada uma tem peso, não são todos os veículos que são preparados para suportar algumas blindagens, muitas vezes por conta da perda de potência dos veículos alguns carros não suportam o reforço.


O veículo fica mais pesado

O veículo precisa ter uma boa estrutura, é importante que ele seja forte para aguentar o peso da blindagem, que pode pesar mais de 100 kg em alguns casos e reduzir a força do veículo.


Seu carro gastará mais combustível

Quanto mais pesado um carro, maior é o consumo de combustível, portanto colocar a blindagem significa que você está aceitando os gastos maiores com gasolina, pois eles realmente vão aumentar.

É como estar carregando uma pessoa pesada com você no carro a todo o momento e isso influenciará nos consumo de combustível.


A blindagem mais popular

Segundo a Abrablin, 95% dos veículos blindados do Brasil têm proteção de nível III-A, a mais resistente autorizada para uso de pessoas comuns no Brasil. A preocupação com a segurança é algo importante para as pessoas, quanto mais resistente um carro for, mais seguro ele é.


Níveis de blindagem

Confira abaixo os níveis da blindagem autorizados para pessoas comuns:

  • (Nível I (resiste a projéteis calibre .22 e .38) 
  • II-A e II (pistolas 9 mm e revólver 357 Magnum) 
  • III-A (submetralhadoras 9 mm e revólveres .44 Magnum)



FONTE:  MV - Meu valor Digital

17 de abril de 2025
O Brasil registrou um novo recorde no setor de blindagem automotiva em 2024, com 34.402 veículos blindados, de acordo com a Associação Brasileira de Blindagem ( Abrablin ). Esse número representa um crescimento de 17,5% em relação ao ano anterior e marca o quarto ano consecutivo de aumento nas blindagens. Em 2021, foram pouco mais de 20 mil carros blindados, e em 2023, o número chegou a 29.296 unidades. Segundo Marcelo Silva, presidente da Abrablin, um dos fatores que contribuem para o crescimento do setor são os avanços na tecnologia de proteção balística, tornando a blindagem mais acessível. Além disso, a agilidade na homologação de produtos balísticos e as certificações de qualidade, como o Selo IQA, também têm aumentado a confiança dos consumidores. As marcas que mais blindaram no país em 2024 foram Toyota, Jeep, BMW, Volkswagen e BYD, indicando uma tendência de consolidação dos veículos eletrificados na frota blindada nacional. A frota total de veículos blindados no Brasil atualmente se aproxima de 400 mil unidades. O estado de São Paulo lidera o ranking de blindagens, com quase 85% das blindagens registradas em 2024, totalizando 28.962 veículos. Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Sul completam a lista dos estados com maior número de veículos blindados. Exceto o estado do Rio Grande do Sul, todos os outros registraram aumento no número de blindagens em comparação com o ano anterior.  A região Nordeste tem se destacado como um mercado em expansão para a blindagem automotiva. Em 2024, o PIB da região cresceu 3,8%, superando a média nacional, liderado pelos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Esse crescimento econômico tem impulsionado a demanda por veículos blindados em estados como Ceará e Pernambuco, que aparecem frequentemente no ranking nacional de blindagem. Crescimento da blindagem automotiva no Brasil em 2024 Denis Valentin, diretor financeiro e operacional da Concept Be Safe, prevê um crescimento de 15% a 25% no número de veículos blindados em estados do Nordeste nos próximos anos, considerando fatores como o crescimento econômico e a maior percepção de insegurança em áreas urbanas. Atualmente, a blindagem de nível III-A, que suporta disparos de armas como Magnum 44 e pistola 9mm, é a mais aplicada no Brasil. Fonte: Alpha Autos Notícias
15 de abril de 2025
Motorista precisa redobrar a atenção quanto à temperatura dentro do carro e também com vidros e portas.
10 de abril de 2025
Com o avanço da sustentabilidade dentro da indústria automotiva, cresce a busca por alternativas de segurança que respondam à modernidade e à performance dos lançamentos. 
Show More