TENHO UM VEÍCULO E QUERO MANDAR BLINDAR

26 de maio de 2023

Tenho um veículo e quero mandar blindar

PASSO 1 – Escolha da blindadora A blindagem de veículos é uma atividade controlada pelo Exército, por isso, antes de qualquer contratação, verifique se a empresa possui registro (CR ou TR) ativo no Exército que autorize a aplicação de blindagens balísticas. Para não correr risco algum, escolha uma empresa com o selo de qualidade Abrablin. 


PASSO 2 – Tratativas e contratação do serviço Após a escolha da blindadora, o proprietário deve atentar-se a todas as cláusulas, prazos e deveres relativos à contratação dos serviços.


PASSO 3 – Documentos obrigatórios A blindadora contratada solicitará, para fim de autorização da blindagem junto ao Exército, os seguintes documentos: 1) Se proprietário pessoa física: – CRV ou CRLV; – Documento de identidade (geralmente RG ou CNH); e – Comprovante de endereço. 2) Se proprietário pessoa jurídica: – CRV ou CRLV; – Ato de constituição de pessoa jurídica (registrado na Junta Comercial); – Documento de identidade do representante legal (geralmente RG ou CNH); e – Comprovante de endereço do representante legal. Com base nesses documentos, a blindadora pagará a taxa devida ao Exército, elaborará a Declaração de Idoneidade para assinatura e solicitará o atestado de antecedentes criminais.


PASSO 4 – Solicitação de Autorização de Blindagem De posse de todos os documentos citados no PASSO 3, a blindadora solicitará, através do seu acesso ao SICOVAB (somente a blindadora pode executar esse procedimento), a devida Autorização de Blindagem. ATENÇÃO! Somente após a expedição dessa Autorização, a blindadora poderá iniciar o serviço de aplicação das blindagens balísticas no veículo. Por isso, para que a blindagem leve o menor tempo possível, é muito importante que o proprietário do veículo forneça com prontidão a documentação que lhe for solicitada.


PASSO 5 – Conclusão da blindagem Após a conclusão da blindagem do veículo, a blindadora elaborará um Termo de Responsabilidade, a ser assinado por um representante legal e pelo engenheiro técnico responsável pelo projeto e supervisão do serviço. A blindadora então anexará este Termo no processo autorizado do SICOVAB e o encaminhará para análise por parte do Exército. A conclusão da análise é marcada pela expedição da Declaração de Blindagem pelo Exército, documento com QR Code essencial para a regularização da modificação do veículo no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN). Por isso, o proprietário deve exigir e guardar essa Declaração de Blindagem. ATENÇÃO! O Exército estabelece que a retirada do veículo das instalações da blindadora se dê somente depois de emitida a Declaração de Blindagem.


PASSO 6 – Regularização no DETRAN De posse da Declaração de Blindagem, o proprietário do veículo pode providenciar, junto ao DETRAN do seu estado, a regularização da modificação “blindagem” no CRV/CRLV do seu veículo. 


Fonte: Abrablin

17 de abril de 2025
O Brasil registrou um novo recorde no setor de blindagem automotiva em 2024, com 34.402 veículos blindados, de acordo com a Associação Brasileira de Blindagem ( Abrablin ). Esse número representa um crescimento de 17,5% em relação ao ano anterior e marca o quarto ano consecutivo de aumento nas blindagens. Em 2021, foram pouco mais de 20 mil carros blindados, e em 2023, o número chegou a 29.296 unidades. Segundo Marcelo Silva, presidente da Abrablin, um dos fatores que contribuem para o crescimento do setor são os avanços na tecnologia de proteção balística, tornando a blindagem mais acessível. Além disso, a agilidade na homologação de produtos balísticos e as certificações de qualidade, como o Selo IQA, também têm aumentado a confiança dos consumidores. As marcas que mais blindaram no país em 2024 foram Toyota, Jeep, BMW, Volkswagen e BYD, indicando uma tendência de consolidação dos veículos eletrificados na frota blindada nacional. A frota total de veículos blindados no Brasil atualmente se aproxima de 400 mil unidades. O estado de São Paulo lidera o ranking de blindagens, com quase 85% das blindagens registradas em 2024, totalizando 28.962 veículos. Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Sul completam a lista dos estados com maior número de veículos blindados. Exceto o estado do Rio Grande do Sul, todos os outros registraram aumento no número de blindagens em comparação com o ano anterior.  A região Nordeste tem se destacado como um mercado em expansão para a blindagem automotiva. Em 2024, o PIB da região cresceu 3,8%, superando a média nacional, liderado pelos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Esse crescimento econômico tem impulsionado a demanda por veículos blindados em estados como Ceará e Pernambuco, que aparecem frequentemente no ranking nacional de blindagem. Crescimento da blindagem automotiva no Brasil em 2024 Denis Valentin, diretor financeiro e operacional da Concept Be Safe, prevê um crescimento de 15% a 25% no número de veículos blindados em estados do Nordeste nos próximos anos, considerando fatores como o crescimento econômico e a maior percepção de insegurança em áreas urbanas. Atualmente, a blindagem de nível III-A, que suporta disparos de armas como Magnum 44 e pistola 9mm, é a mais aplicada no Brasil. Fonte: Alpha Autos Notícias
15 de abril de 2025
Motorista precisa redobrar a atenção quanto à temperatura dentro do carro e também com vidros e portas.
10 de abril de 2025
Com o avanço da sustentabilidade dentro da indústria automotiva, cresce a busca por alternativas de segurança que respondam à modernidade e à performance dos lançamentos. 
Show More