AS NOVAS PLACAS MERCOSUL

Fabiano Hyppolito • 10 de agosto de 2021
Qual a sua opinião quando o assunto são as novas placas do Mercosul? Um charme parecido ao Europeu, onde todos os carros da União Europeia possuem o mesmo sistema, ou apenas um gasto a mais? A placa Mercosul é a nova identificação dos veículos e será igual para todos os países que fazem parte . A medida entrou em vigor no dia 31 de janeiro e segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) quem não aderir ao novo padrão, não conseguirá emplacar novos veículos. Mas quem realmente precisa trocar de placa? Confira abaixo.

ENTENDA CASO A CASO:

Primeiro emplacamento

Todos os veículos novos que serão emplacados pela primeira vez pelos Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito) usarão as placas com o novo padrão.

Mudança de categoria:

Quando um carro deixa de ser de “aluguel” e passa a ser de passeio, por exemplo, ele precisará da nova placa do Mercosul. Porém, não se preocupe, o fato de blindar o seu automóvel em nada muda essa questão.

Troca de município

Se o proprietário trocar de estado ou município, ele deverá fazer o novo emplacamento.

Placas danificadas

Perdeu sua placa nas chuvas? Rompeu o lacre? O novo emplacamento é obrigatório, não importa a situação.

Placas furtadas

Teve a peça furtada ou roubada? Também nesse caso será necessário aderir ao novo modelo do Mercosul.

Troca voluntária

Gostou do estilo das novas placas e quer trocar apenas pela questão estética? Não há nenhum problema nisso, você pode se dirigir ao DETRAN da sua cidade e solicitar o emplacamento.

Solucionou as suas dúvidas? Lembrando que mandar blindar o seu veículo não faz com que ele “mude de categoria”, ou seja, não haverá a necessidade de um novo emplacamento. E o melhor? A BLINDAPRIME possui um departamento de documentação próprio e se encarrega de toda a burocracia envolvendo essa mudança, caso ela seja necessária ou até ainda a preferência do cliente.

 
17 de abril de 2025
O Brasil registrou um novo recorde no setor de blindagem automotiva em 2024, com 34.402 veículos blindados, de acordo com a Associação Brasileira de Blindagem ( Abrablin ). Esse número representa um crescimento de 17,5% em relação ao ano anterior e marca o quarto ano consecutivo de aumento nas blindagens. Em 2021, foram pouco mais de 20 mil carros blindados, e em 2023, o número chegou a 29.296 unidades. Segundo Marcelo Silva, presidente da Abrablin, um dos fatores que contribuem para o crescimento do setor são os avanços na tecnologia de proteção balística, tornando a blindagem mais acessível. Além disso, a agilidade na homologação de produtos balísticos e as certificações de qualidade, como o Selo IQA, também têm aumentado a confiança dos consumidores. As marcas que mais blindaram no país em 2024 foram Toyota, Jeep, BMW, Volkswagen e BYD, indicando uma tendência de consolidação dos veículos eletrificados na frota blindada nacional. A frota total de veículos blindados no Brasil atualmente se aproxima de 400 mil unidades. O estado de São Paulo lidera o ranking de blindagens, com quase 85% das blindagens registradas em 2024, totalizando 28.962 veículos. Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Sul completam a lista dos estados com maior número de veículos blindados. Exceto o estado do Rio Grande do Sul, todos os outros registraram aumento no número de blindagens em comparação com o ano anterior.  A região Nordeste tem se destacado como um mercado em expansão para a blindagem automotiva. Em 2024, o PIB da região cresceu 3,8%, superando a média nacional, liderado pelos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Esse crescimento econômico tem impulsionado a demanda por veículos blindados em estados como Ceará e Pernambuco, que aparecem frequentemente no ranking nacional de blindagem. Crescimento da blindagem automotiva no Brasil em 2024 Denis Valentin, diretor financeiro e operacional da Concept Be Safe, prevê um crescimento de 15% a 25% no número de veículos blindados em estados do Nordeste nos próximos anos, considerando fatores como o crescimento econômico e a maior percepção de insegurança em áreas urbanas. Atualmente, a blindagem de nível III-A, que suporta disparos de armas como Magnum 44 e pistola 9mm, é a mais aplicada no Brasil. Fonte: Alpha Autos Notícias
15 de abril de 2025
Motorista precisa redobrar a atenção quanto à temperatura dentro do carro e também com vidros e portas.
10 de abril de 2025
Com o avanço da sustentabilidade dentro da indústria automotiva, cresce a busca por alternativas de segurança que respondam à modernidade e à performance dos lançamentos. 
Show More